
Primeira vez no ski
Tudo que você deve saber antes de vir para os Alpes Franceses
A escolha da estação de ski
A duvida cruel que todos passam: Qual estação de ski escolher?
Importante lembrar que os aeroportos mais proximos que você deve escolher para essas areas são: Geneve (Suiça) ou Lyon. Caso venha de outra região da França, essas estações de ski também são acessiveis por trem que chegam nas cidades pequenas embaixo de cada montanha.
Separamos as caracteristicas de algumas estações de ski dos Alpes Franceses pra vocês.
Les Arcs 1950
Les Arcs
Características: Parte do Paradiski, compartilhado com La Plagne, conhecida por suas longas pistas e paisagens variadas. Separado por varios villages de altitude que se comunicam, os mais conhecidos:
Les Arcs 1800 o lugar mais agitado com varias opções de atividades além das pistas de ski. Como por exemplo: Boates, Boliche, La folie Douce (famoso bar e restaurante after ski nas pistas) e varias lojas e restaurantes.
Les Arcs 1950 é um pequeno village muito charmoso que chamamos “a Disneylandia de Les Arcs” pelas construções dos chalés bem coloridas dos filmes de natal. Este village é o mais luxuoso da estação de Les Arcs.
Infraestrutura: Boa para famílias e grupos, com uma variedade de opções de hospedagem e restaurantes.
Público-Alvo: Esquiadores de todos os níveis, especialmente famílias e iniciantes.
La Plagne
Características: Também parte do Paradiski, ideal para famílias com muitas pistas largas e suaves.
Infraestrutura: Muitas atividades além do esqui, como trenós puxados por cães e bobsleigh.
Público-Alvo: Principalmente famílias e esquiadores intermediários.
Val d’Isère
Val d'Isère
Características: Parte do Espace Killy, compartilhado com Tignes, oferece uma grande variedade de pistas para todos os níveis.
Infraestrutura: Hotéis de luxo, bons restaurantes e uma vida noturna vibrante.
Público-Alvo: Variedade de esquiadores, de iniciantes a avançados, e muitos turistas internacionais.
Tignes
Características: Compartilha o Espace Killy com Val d'Isère, conhecida por sua neve confiável e extensa área esquiável.
Infraestrutura: Boa gama de acomodações e atividades além do esqui, como natação e patinação no gelo.
Público-Alvo: Bastante popular entre os jovens e aqueles que buscam atividades de neve diversificadas.
Méribel
Les Trois Vallées (Courchevel, Méribel, Val Thorens)
Características: A maior área esquiável interligada do mundo, com acesso a mais de 600 km de pistas.
Infraestrutura: Hotéis de luxo em Courchevel, atmosfera familiar em Méribel e vida noturna ativa em Val Thorens.
Público-Alvo: Variedade de esquiadores, de famílias a jovens adultos e esquiadores de alto nível.
Alpe d'Huez
Características: Conhecida por sua pista Sarenne, uma das mais longas do mundo, oferece uma boa variedade de pistas.
Infraestrutura: Boa oferta de atividades além do esqui e uma atmosfera acolhedora.
Público-Alvo: Esquiadores de todos os níveis, especialmente aqueles que gostam de desafios.

A melhor forma de aprender a esquiar pela primeira vez é contratando um professor particular.
As escolas de ski francesas trabalham também com cursos coletivos, porém não indicamos começar num desses pois as aulas são feitas em inglês ou em francês com em torno de 10 à 12 alunos.
Caso voce ja tenha experiencia no esqui e deseja conhecer e explorar mais a fundo as pistas, um curso coletivo é uma boa ideia para voce. Caso contrario, opte por cursos particulares.
Crianças e adultos podem fazer aula juntas, porém saiba que o tempo de aprendisagem de cada um é diferente.
Crianças podem fazer aula de ski a partir de 3 anos. O tempo de aula indicado para essa idade é de 1 à 2 horas.
Uma das melhores opções é pegar metade de um dia (ou um dia inteiro) em aula particular e aproveitar para fazer a aula com a familia toda. O valor da aula do dia inteiro é o mesmo inependente da quantidade de pessoas.
Caso você queira melhorar sua tecnica, fazer passeios em familia ou aulas de off pists (nivel avançado) um professor particular que fale portugues sempre sera a melhor opção!
Nos da Ski Alpes Brasil temos os melhores professores fluentes em portugues para suas aulas!
Aulas de ski
Equipamento
Para não ter que esquentar a cabeça procurando o equipamento correto, reservamos pra você os Skis, botas de ski, bastões e capacete.
São rígidas e não tão confortaveis numa primeira vez. As botas são feitas para proteger o pé e tornozelo ao esquiar devem ser do tamanho correto para garantir uma boa transmissão de energia e conforto ao esquiar. A flexibilidade das botas de esqui refere-se à rigidez do cano e da própria bota. Botas mais flexíveis são mais confortáveis e fáceis de pilotar, mas podem não oferecer tanto controle e resposta em terrenos mais desafiadores. As botas de esqui geralmente são um pouco mais justas do que os sapatos normais, mas não devem ser tão apertadas dormência. É importante medir o seu pé e escolher o tamanho correto, por isso é importante se basear no seu tamanho de sapato normal para saber a equivalencia em bota de ski.
Os equipamentos corretos fazem toda a diferença na hora de começar sua pratica de ski ou de snow.
A Ski Alpes Brasil fica encarregada de reservar todo seu equipamento e no dia da sua chegada vamos junto com você buscar todo o material necessario para suas férias.
Existem diferentes tipos de esquis, como montanha, alpino, estilo livre, entre outros, cada um pensado para um estilo específico de esqui e também com um nível de tecnica diferente dependendo do nível da pessoa. Existem esquis feitos para iniciantes, que facilitam a aprendisagem.
Ski
Botas de ski
Bastões
Não usados nas primeiras horas de aula de ski, são feitos para ajudar no equilíbrio e no impulso durante o esqui. O comprimento dos bastões de esqui deve formar um ângulo de aproximadamente 90 graus quando o braço estiver em sua posição natural.
Capacete
Extremamente importante mesmo que o esquiador não seja de nivel avançado. Protege a cabeça de possíveis impactos e reduz o risco de lesões graves
Snowboard
Se você é um snowboarder iniciante ou tem vontade de praticar manobras, vale a pena pegar um par de botas mais flexíveis, que ajudam com os erros, facilitam a movimentação do tornozelo durante as manobras.
Pessoas mais experientes costumam preferir botas menos flexíveis, pois elas garantem mais controle e precisão nas pistas de esqui ou no backcountry.
Como se vestir?
-
Como se vestir? -
Para além do estilo é importante usar o tipo correto de roupa e usar camadas que ajudem a manter o calor corporal e sejam respiráveis para evitar a umidade da transpiração enquanto estiver esquiando.
As Camadas ajudam a regular a temperatura corporal. Elas podem ser ajustadas em função das condições climáticas e da intensidade do exercício. As camadas incluem uma camada base, uma camada intermediária e uma camada externa.
A Camada base (Base layers) é a primeira camada que entra em contato com a pele. Deve ser térmica, respirável e de secagem rápida, pois se transpiramos e guardamos a umidade na roupa, podemos sentir frio. Opte por materiais como misturas de poliéster ou lã merino que retêm o calor mesmo quando molhados.
A Camada intermediária (Mid Layers) fornece isolamento e é feita para mantê-lo aquecido. Você pode usar uma jaqueta de lã, um suéter de lã ou qualquer pullover quentinho e felpudo que tenha no armario para esta camada. Vale lembrar que por mais que seja quente, também seja respirável.
A Camada Externa (Ski Jacket/Pants) como uma jaqueta e calças de esqui, é a proteção final contra vento, neve e umidade. Deve ser à prova d'água, à prova de vento e respirável para mantê-lo seco e confortável. Procure recursos como costuras seladas, capuz ajustável, punhos ajustáveis e ventilação nas axilas para regulação da temperatura. Materiais técnicos e membranas como Gore-Tex oferecem uma boa impermeabilização e respirabilidade.
Os Acessórios são essenciais. Procure luvas ou mitenes (luvas com todos os dedos juntos, tem tendencia a aquecer mais as mãos) impermeáveis e térmicas, meias técnicas de esqui para manter os pés secos e aquecidos, uma máscara de esqui ou balaclava para proteger o pescoço e o rosto e um chapéu ou capacete para manter a cabeça aquecida. Não esquece igualmente do protetor sola! muitos acabam esquecendo desse importante detalhe quando vem skiar, porém nas montanhas o reflexo solar no branco da neve é forte e pode ser perigoso pra pele.
Skipass
São passes que permitem aos esquiadores e snowboarders acessar os teleféricos e outras instalações de uma estação de esqui. Eles podem existir em diversos tipos, por exemplo: Diário, Multidias, Por hora e Por Região. A Ski Alpes Brasil se encarrega de reservar seus skipass com antecedencia.
Importante saber quantos dias você deseja esquiar para poder reservar o skipass mais adaptado. Pessoas que nunca esquiaram na vida não começam as primeiras horas de aula em pistas, logo não precisam de um skipass nos primeiros momentos de aula. O professor deve te dizer quando é o momento certo de ir pas pistas, uma vez que você estiver pronto. Crianças até 5 anos não pagam skipass.
Exemplo de mapa do dominio esquiavel de Les Arcs
O seguro de esportes de neve
Mesmo que não pensemos, acidentes podem acontecer. Então na compra do Skipass é importante solicitar o "Carre Neige" (nome do seguro em francês)
Essa é uma prática comum entre esquiadores na França, pois é uma forma de seguro específico para esportes de neve. O valor não muda muito do valor normal do Skipass. Aqui estão algumas razões para considerá-lo:
Cobertura de Emergências: O "Carre Neige" cobre custos de resgate em caso de acidente nas pistas, incluindo transporte de emergência, como helicópteros ou ambulâncias.
Assistência Médica: Ele pode cobrir despesas médicas relacionadas ao acidente, como hospitalização, consultas médicas e tratamentos.
Repatriação: Em casos graves, pode incluir a repatriação do esquiador para o país de origem ou para um hospital especializado.
Reembolso de Skipass e Aulas: Se você se machucar e não puder continuar esquiando, o "Carre Neige" pode reembolsar o custo do skipass e de quaisquer aulas de esqui não utilizadas.
Responsabilidade Civil: Inclui cobertura para danos que você possa causar a terceiros durante a prática do esqui.
Por experiencia propria, o "Carre Neige" pode te evitar muitas dores de cabeça em casos de imprevistos.